terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Garrafinhas pra que te quero

Sempre adorei garrafinhas verdes. As de vinho, de cerveja long neck, as mais diversas... Vazias e cheias... hehehehe E ainda me lembram a minha infância, lá em Paty do Alferes, onde a água era colocada na geladeira nas garrafas verdes de vidro, esvaziadas nos diversos almoços e jantares que meus pais promoviam aos amigos e familiares!  Acho charmosas pra enfeitar tudo. No chá-de-fraldas do João, eu usei, lembram? Coloquei florzinhas naturais, fita e balão de gás nas cores da decoração (http://www.fuxicoetal.blogspot.com.br/2012/11/retrospectiva-da-melhor-espera-do-mundo.html).

Ainda ficaram duas garrafinhas lá em casa do chá, com o adesivo no tema mesmo, que de vez em quando coloco flor dentro. Temos mania de flor do campo. Isso começou porque no início do meu namoro com o Gui ele me dava flores do campo compradas na feira. Daquelas enroladas no papel cinza mesmo, sabe? Gente, isso ajudou muito a me conquistar. Achava aquele gesto de uma simplicidade e delicadeza sem igual. E elas eram sempre coloridas, alegres, VIVAS!!!! Sei que nosso casamento foi decorado com flores do campo e continuamos com esse hábito de decorar a casa com elas até hoje.
Hoje temos um quadro vivo na sala, que tinha deixado meio abandonado, mas na última semana do ano dei um trato nele com margaridinhas brancas e umas florzinhas roxas (não sei o nome). Aí sobraram algumas... poucas... o que fazer??? Vamos decorar a mesa do reveillon! Duas garrafinhas de cerveja que estavam lá foram o suficiente. Peguei linha de crochê, aquelas de rolinho, sabem? Tirei pedaços de cores diversas, uni-as com um nozinho e fui enrolando na garrafinha, deixando que elas se misturassem. Por fim, uma gotinha de cola para que prendesse a última ponta da linha. A primeira garrafinha, fiz com as cores na sequência, toda arrumadinha. Tudo amarelinho, depois, rosa, depois azul e tal... mas demanchei. Gostei mais da misturada! Não medi nada. Acho que o charme ficou por conta disso...






Sei que é uma ideia muito simples, mas resolvi compartilhar porque achei que deu um toque diferente à decoração, trazendo alegria e mais cor...
E nem preciso dizer que viciei, né???? Já incrementei a garrafa de vinho e a do proseco do reveillon e também a do vinhozinho que bebemos essa semana ....
Sábado comprei gérberas, que adoro e coloquei em 3 das garrafinahs com um pouquinho de junco! Dá outro astral na casa!
Que tal?

Alguém se anima a colocar as mãos à obra?
Tô tentando colocar esse post há um tempão, mas estava dando problema pra baixar as fotos... Ufa, felizmente consegui!
Bom, como ainda não tinha passado aqui esse ano, aproveito para desejar um 2013 de luz, fé, amor, saúde, paz e muita, mas muita criatividade e inspiração!!! Fuxicos mil! Mas só os do bem!!!!
Beijos e fiquem com Deus
Dana

domingo, 30 de dezembro de 2012

Lanchinho com camarão!

Olá, fiquei alguns dias meio enrolada sem postar nada, mas lembram que falei que já estava com outro na "ponta-da-língua", né? Pois então....
Queria compartilhar com vocês uma receitinha fácil de dar dó mas que além de charmosa, é de-li-ci-o-sa! Desculpem aos que têm alergia a camarão.... A próxima será uma receita mais democrática, ok?  : )
Então, quando estivemos no Chile, fomos a um restaurante maravilhoso chamado Como Agua para Chocolate. Tudo era bom naquele lugar. No ranking dos nossos restaurantes preferidos, continua nas cabeças até hoje. Falei dele no post sobre o Chile. Olhem só:(http://fuxicoetal.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html)
Dei uma adaptada na receita da entradinha e segue aqui para quem se animar a fazer. Fiz sábado passado e ficou show! Na verdade, comemos como lanche enão como entrada de outro prato.

Usei os seguintes ingredientes:
1kg de camarão médio sem casca
limão ou vinagre
alho e sal a gosto
1 caixinha de fondue de queijo
2 pacotes de Doritos
picles e mostarda temperada (já tinha na geladeira e usei só pra incrementar)

Modo de fazer:

Preparar o camarão só refogadinho de acordo com seu gosto. Pra quem não tem ideia de como faz, segue minha sugestão: tempere o camarão com limão ou vinagre, esprema 2 dentes de alho, sal a gosto. Misture tudo e deixe descansar um pouquinho pra pegar o gosto. Numa panela, coloque 2 colheres de sopa de óleo ou azeite e coloque os camarões. Deixe fritar um pouco e fique de olho no ponto. Camarão molengo ou borrachudo fica meio sem graça, né??? Em 10 minutinhos (mais ou menos), o camarão está prontinho pra ser usado.
Reserve.

Faça o fondue de acordo com as instruções da embalagem. Como tá um calor daqueles aqui no Rio, não usei panelinha de fondue, não... Ninguém merece aquele foguinho na mesa com 37ºC de temperatura à noite... Só derreti o queijo na panela comum. Na receita, fala que voce pode colocar 1 taça de vinho branco. Coloquei de cachaça... heheheeh deu certo! Estava bem feliz tomando uma caipirinha de seriguela que tinha acabado de fazer com uma super cachaça. Dessas premiadas que ganhei do Bru.

Simples assim:
À mesa , cada coisa num potinho charmoso mexicano. Adoro usar esses potinhos. Espetinhos de caracol para espetar os camarõezinhos... Confesso que não sou nenhuma expert em arrumação de mesa, mas como sempre que viajamos compramos coisinhas de casa, aproveito pra usar nessas ocasiões... hehehehe Os joguinhos americanos são lá de Maceió, bem coloridos, como gostamos!
Doritos, camarões, queijo, mostardinha, picles... hum Ah, tem o site da Laura, o Hoje tem visita, que dá altas dicas de mesas lindas e práticas. Ela sim, tem vocação pra isso. Vale passar lá: http://www.hojetemvisita.com/

Bom, gente, não sei se consegui dar a dimensão da gostosura pra voces, mas podem confiar: é bom, muito bom mesmo!!!!!!!! Ainda mais com caipirinha de seriguela. : ) Seguem duas fotinhos para atiçar a imaginação (e a gula) de vocês.


 

Ah, detalhe: era pra ser um lanchinho romântico. Mas nosso pequeno fez cerão nesse dia e nos acompanhou! Sentadinho no cadeirão dele, de olho nos Doritos e camarões. Mas tadinho, nada disso ele come ainda. Ficou no pão pão! Lanchamos os 3. E vou confessar: foi delicioso! Preparar a comidinha e degustar ao lado dos meus amores... Não tem preço!
Como amanhã não passarei por aqui (Vou me aventurar em outra receitinha pra ceia e se der certo, conto pra vcs depois), aproveito para desejar um 2013 muito abençoado, cheio de saúde e paz.
Obrigada pela companhia aqui no blog. Fico muito feliz em ter retomado essa paixão em 2012!

Beijos carinhosos
Dana



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Entrega das lembrancinhas natalinas

Pessoal, essa semana andei meio enrolada e acabei não conseguindo colocar o post com a velocidade que eu queria... Aliás, essa época, acho que fica todo mundo meio enrolado, né?
Bom, semana passada almocei com a Nydia (Popps) para entregar as lembrancinhas do sorteio! Na verdade, almoçamos nós e Vania Maia. Boa desculpa pra colocar o papo em dia também!Adorei, amigas!
Fiquei super satisfeita porque a Nydia ficou realemnte feliz por ter ganho o sorteio. Ainda mais sorteado por quem, né????  Escolhi para presenteá-la um joguinho americano de 2 peças com um passarinho aplicado em cada e um porta-recados para colocar na geladeira dela. Resolvi dar um joguinho de 2 peças porque meu desejo para essa amiga é que em 2013 ela encontre um fofo bem querido pra ela e que eles façam muitas refeiçõezinhas gostosas usando o joguinho. Foi até emocionante! Olha a carinha da Popps!!!!

 
Caprichei no embrulho, com todo charminho do Fuxico e tal! Cuidando dos mínimos detalhes... A Popps fez questão que eu fotografasse, mas acho q não dá pra ver bem: os furos para passar a fita são duas joaninhas. Nada como o Saara. Consegui comprar os furadores de papel em formato de joaninha, balinha, ursinho e smile por um preço mais acessível do que aqui no Lgo do machado! Eles são da marca tok e crie, que tem cada coisa fofíssima para artesanato. Esses furadores vão dar um charme não só nos embrulhos do Fuxico e tal, mas também nos embrulhos dos presentes dos amiguinhos do João.
 
Ai, adorei essa história do sorteio: a expectativa, a participação de voces, a escolha das lembrancinhas, a confecção e cuidado com as lembrancinhas e, claro, o sorteio propriamente dito: meu pequeno deu um trabalhinho, mas arrasou. Voces viram o vídeo??? Lindo!!!!
Bom, e por falar em João, ele é realmente um fofo. Foi o primeiro ano que consegui fazer todas as minhas lembrancinhas de Natal e sem abrir mão do meu precioso tempo ao lado dele, curtindo nossa família, nossos passeios de bike com papai... Ele dormia quietinho. E eu estava também super motivada. Tinha dias q estava cansaaaada, mas tinha tanta vontade de fazer as coisinhas, que ficava até 11, meia-noite.
Sei que já passou o Natal, mas não consegui entregar todas ainda. O que importa é que estão todas aqui, embaladinhas. Cada uma com sua parcela de amor meu e da minha família.
Que delícia isso!!!
Olhem como ficaram: foram joguinhos (esses não terminei tooodos, não), porta-moedas, marcadores de página de livro e os porta-recados, além colarzinho, chaveirinho...
 
 
 
 
Espero que o Natal de vocês tenha sido abençoado como o nosso. Que Papai Noel tenha caprichado nos presentes e, principalmente, que Papai do Céu os tenha presenteado com o que realmente importa: Amor, Paz e Saúde!
 
Um beijo carinhoso e até muito breve (tô co um outro post aqui na "ponta-da-língua" hehehe)
Dana
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Resultado do sorteio!!!

Olá, queridos, bom dia!
Passando rapidinho para divulgar o resultado do sorteio! Como não poderia deixar de ser, claro que tem uma história, né? Resolvi tentar que o João fizesse o sorteio. Afinal, ele já tem uma certa experiência no assunto. Foi o João que sorteou o nome do priminho emprestado Mateus, filho da tia Juliana Gil e do tio Daniel. Foi muito divertido e valeu! Olha que importante: ele escolheu o nome do priminho! Meu orgulho. Obrigada Tia Ju e tio Dani pelo carinho.
Achei que seria simples assim... Que nada. Esses dias ele anda meio enjoadinho. Vários dentinhos resolveram nascer ao mesmo tempo. E olha que ele já tem 12 dentinhos!!!! Mas acho que agora são os caninos e isso deve incomodar bastante. Então, choroso e com soninho, eu e Gui fizemos várias e várias tentativas, mas não deram certo! Ele pegava vários papeizinhos, chorava....
Resolvemos deixar para hoje de manhã. Não foi exatamente simples, mas em duas tentativas depois de uma mamadeira e um sanduichinho de cream-craker com requeijão, conseguimos!!! E tudo ao som do Patati Patata. Por isso, esse olhar para longe!!! : )

Ao todo, foram 21 participantes, todos que comentaram algum post desde a data que lancei o sorteio
(http://www.fuxicoetal.blogspot.com.br/2012/11/esta-chegando-o-natal.html) :


                                           

E a sorteada foi... foi... foi.... Nydia!!!! Parabéns, amiga!!! Abaixo, seguem dois videozinhos: um  com a primeira tentativa e outro com o sorteio realizado! Informamos que contamos com a auditoria fofa de João Guilherme e Associados! Obrigada, filhote!  





Ah, e o que será a lembrancinha??? Surpresa! Combinamos que entregarei a ela na segunda. Assim que entregar, coloco as fotinhos pra voces verem, ok? Obrigada por terem participado.

Uma beijoca e até o próximo post! Dana

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Paixão pelos porta-recados e sorteio!

É, pessoal, ta chegando o dia do sorteio a lembrancinha de Natal do Fuxico e tal. Tô doida pra ver quem vai ganhar... ; ) Amanhã!
Enquanto isso, continuo produzindo as do Natal. Estava fazendo as aplicações nos joguinhos americanos, muito bem obrigada até que minha prima Lelena "me apresentou" os porta-recados de cd/dvd. Olha, sou uma pessoa super fiel, por essência, mas em se tratando de artesanato, me apaixono com uma facilidade...
A Lelena é uma pessoa admirável. Vence barreiras e mais barreiras desde pequena quando sofreu um acidente grave e nunca perdeu a coragem e a dedicação. Hoje tem uma família feliz, a linda Analice, trabalha e ainda consegue um tempinho para suas artes! Quando crianças, era ela quem confeccionava as roupinhas das Barbies. Até bota ela fazia!!! Prima, que Deus continue te abençoando! E que bom que compartilhamos essa paixão por artesanato, né?
Bom, a verdade é que praticamente viciei nos tais porta-recados e meio que abandonei os joguinhos. O primeiro que fiz foi quando soube que um casal de amigos ( padrinhos e afilhados de casamento também) haviam passado um perrengue com a filhotinha deles que tem a mesma idade do meu pequeno João Guilherme. Graças a Deus ela já estava se recuperando muito bem, mas os pais ainda estavam em frangalhos, claro. Resolvi fazer um afago nessa mãe e me aventurei no primeiro porta-recados. Já estava adiando esse primeiro encontro com os porta-recados há dias... Materiais comprados, mãos à obra!
Levei pro trabalho pro pessoal ver e surgiram até encomendas! hehehehe Valeu, galerinha!
Eles são uma delícia de fazer porque cada um é de um jeito, sabe? Cada um com uma carinha diferente... Adoro isso!!! Não gosto de fazer muitas coisas iguais, desapaixono!!!
Vou compartilhar o passo-a-passo!

Voces vão precisar de:
CD ou DVD
Retalhos de tecido
Imã
Cola de artesanato
Florzinhas de fuxico
Rendinhas/fitinhas e o que mais a imaginação permitir (ou o que tiver em casa nas diversas caixinhas enfiadas no armário)
mini-pregadores
post-it pequeno



Corte dois pedaços de tecido usando o CD como molde. Um deve ser do tamanho exato e o outro deve ter folga para fazer o acabamento.

Passe cola branca em um dos lados do CD e cole no tecido maior. Depois, passe cola do outro lado e vá dobrando o tecido, fazendo o acabamento.
 
Cole o tecido cortado no tamanho exato (no entorno, é melhor passar a cola de tecido, que é mais cara, mas garante um acabamento melhor) e depois, o imã. Sugiro colocar um imã maior que esse, pois, dependendo da qualidade do imã, esse tamanho é pequeno e não sustenta direito.
Como eu ainda tinha etiquetinhas do tempo que minha mãe fazia as roupas, personalizei!!! ; )

Por fim, decorar de acordo com a sua imaginação!!! Nesse: 3 florzinhas de fuxico, 1 joaninha de fuxico , 1 mini post-it e 1 mini-pregador! Fofo!!!

Olhem só, esses são alguns dos que fiz movida pela paixão!!!






Espero que tenham gostado!
Os comentários realizados no blog até amanhã às 18:00 hs participarão do sorteio.
Beijocas
Dana

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Casamento - emoções, inspiração e alegria!

Recentemente soube que um amigo querido vai casar! Adoro casamentos! Choro em todos! O Gui morre de rir de mim. Às vezes não tenho qualquer intimidade com os noivos e mesmo assim me desmancho de emoção...
Além disso, essa história de casamento me fez relembrar os preparativos do meu. Foi tudo tão legal. A gente no maior "aperto financeiro", arrumando ap, mas não queríamos deixar de comemorar com as pessoas queridas. No final, deu tudo super certo, graças a Deus. Foi tudo bem simples e muito aconchegante. No dia, o cara que tinha prometido de colocar o toldo (já pago) não apareceu e causou momentos de tensão... Mas com o apoio do Gui, da minha mãe e dos primos queridos (Pedroca, Samueis, Clara, Vanjo, deu tudo certo). E sabe que foi muito bom??? O casamento contou com a participação de todos! Queríamos assim, sabe? Sem formalidades, mas recheado de alegria e emoção.... Bom, mas isso daria um post. E não é o foco deste... hehehe Importante é que se vão 5 anos (completamos agora dia 10 de novembro!). Bodas de madeira. De muita alegria, desafios e companheirismo!
Mas voltando à notícia do nosso amigo, ficamos muito felizes. Ele é daquelas pessoas que voce torce muito para que encontre alguém legal. Eu e Gui (e Leidoca também) sempre ficávamos pensando como ele merecia uma pessoa para compartilhar sonhos e alegrias. Ele é um cara do bem e super gente fina. Sabíamos que chegaria essa hora. Finalmente, encontrou.
Engraçado que esse namoro é meio oculto, sabe??? heheheh Fico sempre zoando.. Pergunto se eles são famosos, se estão com medo dos paparazzi... Mas só de brincadeira mesmo. Entendo que certas vezes é necessário preservar algumas coisas de nossas vidas...
Sei que esse casamento, junto com um e-mail que recebi recentemente com um desenho de noivinhos, me inspirou em preparar um presentinho com carinho para eles. Bordei um jogo de toalhas com os tais noivinhos e entreguei ontem. Que bom que eles ficaram felizes! E é assim que queremos vê-los nos próximos dias e nos próximos anos...

Com relação às toalhas, comprei aquelas com espaço próprio para pintar ou bordar.
Como essa parte da toalha é meio transparente, coloquei o desenho em baixo e risquei com lápis próprio para tecido. Depois fui bordando com linha de meada. Fiz os noivinhos em marrom e só colori o coração (vermelho) e a flor da noiva (em roxo com miolinho amarelo). Fiz tudo em ponto atrás. Bom, bordado ainda não é exatamente o meu forte. Estou até procurando uma aulinha. Por enquanto, vou fazendo meu ponto atrás, crente que estou abafando!!! hehehe Se alguém quiser o risco dos noivinhos, é só falar.






Por fim, meu desejo é que eles curtam muito os preparativos também, pois essa é uma parte deliciosa da festa. Já que a festa mesmo dura pouquinho, passa rápido. E o mais importante: não perder de vista que a cerimônia e a festa são rituais (importantes e lindos, mas rituais). O casamento mesmo é o dia-a-dia. Os desafios e alegrias de compartilhar sua vida com alguém que pode ter características diferentes, mas que voce escolheu para viver todos os dias de suas vidas e com quem voce se sente mais feliz e mais completo!
À propósito, meu amor Gui, te amo muito e tenho muito orgulho de ser sua esposa! Obrigada por me fazer tão feliz!
Beijos a todos e até breve!

Dana



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Que tal uma quiche quentinha?


Desde que casei tentava encontrar uma boa receita de quiche. O Gui adora. Tentei várias coisas de internet, mas nenhuma deu muito certo. A receita mais gostosa ficava muito mole. Tinha que esperar esfriar bem para os queijos darem uma endurecidinha, porque quente, ficava toda desmantelada...
Até que um dia, minha mãe ia chegar de viagem e resolvi fazer algo para esperá-la. Comprei uma revistinha dessas nas bancas e a receita da capa era quiche de brócolis. Resolvi testar.
Estava de férias, toda animada em casa, preparando a receitinha. Feliz com a chegada da minha mãe e pensando: "dessa vez, agrado o Gui também com essa receita!" Na verdade, ele nunca reclamou da receita molenga, mas sei que ele comia mais para agradar. Aquilo era qualquer coisa, menos quiche!
Beleza. Ingredientes comprados, tudo preparado e, mãos à obra.
Quando o Gui chegou do trabalho, toda empolgada dei a notícia que estava fazendo uma nova receita de quiche. E ele, também todo empolgado pergunta: "hummmmm, de que?" Eu: "de brócolis!" Ele:  "com bacon???????" kkkkkkkkk não aguentei!!!! Estava tão feliz com a receita que nem pensei que brócolis não era exatamente a coisa mais atraente para colocar numa quiche.... hhehehe Mas já era tarde. Quiche montadinha, esperando só para ser assada!
Resultado: quiche super aprovada por maridão e mamãe! E o sabor brócolis, para nossa surpresa, ficou entre os preferidos do Gui...
 Pronto, finalmente achei a receita que tanto queria. Já tem uns 2 anos e, desde então, a receita já foi testada por várias pessoas... Sempre que vai alguém, faço quiche. Não sei se vocês já ouviram isso, mas alguns falam que quiche é empada metida à rica... hehehe pode ser. Mas que é bom, é!!!!
Ontem resolvi fazer para o lanche e decidi fotografar pra colocar aqui. A receita é fácil, as fotos são só metidez mesmo!!! hehehe Brincadeira. A ideia é ajudar a visualizar a consistência/aparência da massa e do recheio. Já a foto dela pronta é pra ver se aguça a vontade de vocês!!!! : )
Atendendo ao pedido da  Ana por uma receitinha no blog. Vamos lá, estréia do marcador "receitinhas para fuxicar"!!!


A receita é a seguinte:

Massa
150 gr de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
(a receita original inclui sal na massa. Não acho necessário. Sugiro usar aquela margarina em tablete para culinária. 1,5 tablete é perfeito. A massa fica no ponto exato)

Recheio
1 xícara de ricota esfarelada
1 xícara de muçarela ralada (difícil acostumar que escreve com ç... )
1 caixa de creme de leite
2 ovos
1 xícara de leite
sal a gosto
2 xícaras de recheio (se for recheio duplo, colocar 1 xícara de cada. Por exemplo: 1 xícara de peito de peru e 1 xícara de alho poró. Essa é a da receita! Uma das nossas preferidas!)
Sugestões de sabores já testados: brócolis (!), bacalhau, cebola com champignon, cebola com palmito, só palmito, camarão com chanpignon
Queijo ralado para polvilhar

A massa fica com uma consistência ótima, solta toda da mão e fica meio quebradiça. Enquanto preparo o recheio, deixo descansar a massa na geladeira e depois é só esticar numa forma de aro removível:

Massa prontinha

Massa por dentro


Massa esticada na forma


Para o recheio, é só misturar tudo. Não tem ordem. Depois, colocar sobre a massa. Eu coloco um pouco de queijo parmesão pra dar uma corzinha. Daqueles de saquinho mesmo.





Recheio
  


Quiche montada para ir ao forno
Demora em torno de 40 minutos para assar em forno médio:
 


Hum.... quentinha

Servidos???




Melhor hora! Vem Gui, vamos lanchar!!! hum...
Espero que tenham gostado! E que testem a receitinha! Depois mandem notícias e se quiserem compartilhar alguma, fiquem à vontade!!!

Ah, não esqueçam que as mensagens deixadas aqui no blog estão concorrendo à lembrancinha inha inha de Natal do Fuxico e tal, como prometido no post: http://www.fuxicoetal.blogspot.com.br/2012/11/esta-chegando-o-natal.html
Sorteio dia 12 de dezembro!

Beijocas