Mostrando postagens com marcador Receitinhas para fuxicar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receitinhas para fuxicar. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de dezembro de 2012

Lanchinho com camarão!

Olá, fiquei alguns dias meio enrolada sem postar nada, mas lembram que falei que já estava com outro na "ponta-da-língua", né? Pois então....
Queria compartilhar com vocês uma receitinha fácil de dar dó mas que além de charmosa, é de-li-ci-o-sa! Desculpem aos que têm alergia a camarão.... A próxima será uma receita mais democrática, ok?  : )
Então, quando estivemos no Chile, fomos a um restaurante maravilhoso chamado Como Agua para Chocolate. Tudo era bom naquele lugar. No ranking dos nossos restaurantes preferidos, continua nas cabeças até hoje. Falei dele no post sobre o Chile. Olhem só:(http://fuxicoetal.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html)
Dei uma adaptada na receita da entradinha e segue aqui para quem se animar a fazer. Fiz sábado passado e ficou show! Na verdade, comemos como lanche enão como entrada de outro prato.

Usei os seguintes ingredientes:
1kg de camarão médio sem casca
limão ou vinagre
alho e sal a gosto
1 caixinha de fondue de queijo
2 pacotes de Doritos
picles e mostarda temperada (já tinha na geladeira e usei só pra incrementar)

Modo de fazer:

Preparar o camarão só refogadinho de acordo com seu gosto. Pra quem não tem ideia de como faz, segue minha sugestão: tempere o camarão com limão ou vinagre, esprema 2 dentes de alho, sal a gosto. Misture tudo e deixe descansar um pouquinho pra pegar o gosto. Numa panela, coloque 2 colheres de sopa de óleo ou azeite e coloque os camarões. Deixe fritar um pouco e fique de olho no ponto. Camarão molengo ou borrachudo fica meio sem graça, né??? Em 10 minutinhos (mais ou menos), o camarão está prontinho pra ser usado.
Reserve.

Faça o fondue de acordo com as instruções da embalagem. Como tá um calor daqueles aqui no Rio, não usei panelinha de fondue, não... Ninguém merece aquele foguinho na mesa com 37ºC de temperatura à noite... Só derreti o queijo na panela comum. Na receita, fala que voce pode colocar 1 taça de vinho branco. Coloquei de cachaça... heheheeh deu certo! Estava bem feliz tomando uma caipirinha de seriguela que tinha acabado de fazer com uma super cachaça. Dessas premiadas que ganhei do Bru.

Simples assim:
À mesa , cada coisa num potinho charmoso mexicano. Adoro usar esses potinhos. Espetinhos de caracol para espetar os camarõezinhos... Confesso que não sou nenhuma expert em arrumação de mesa, mas como sempre que viajamos compramos coisinhas de casa, aproveito pra usar nessas ocasiões... hehehehe Os joguinhos americanos são lá de Maceió, bem coloridos, como gostamos!
Doritos, camarões, queijo, mostardinha, picles... hum Ah, tem o site da Laura, o Hoje tem visita, que dá altas dicas de mesas lindas e práticas. Ela sim, tem vocação pra isso. Vale passar lá: http://www.hojetemvisita.com/

Bom, gente, não sei se consegui dar a dimensão da gostosura pra voces, mas podem confiar: é bom, muito bom mesmo!!!!!!!! Ainda mais com caipirinha de seriguela. : ) Seguem duas fotinhos para atiçar a imaginação (e a gula) de vocês.


 

Ah, detalhe: era pra ser um lanchinho romântico. Mas nosso pequeno fez cerão nesse dia e nos acompanhou! Sentadinho no cadeirão dele, de olho nos Doritos e camarões. Mas tadinho, nada disso ele come ainda. Ficou no pão pão! Lanchamos os 3. E vou confessar: foi delicioso! Preparar a comidinha e degustar ao lado dos meus amores... Não tem preço!
Como amanhã não passarei por aqui (Vou me aventurar em outra receitinha pra ceia e se der certo, conto pra vcs depois), aproveito para desejar um 2013 muito abençoado, cheio de saúde e paz.
Obrigada pela companhia aqui no blog. Fico muito feliz em ter retomado essa paixão em 2012!

Beijos carinhosos
Dana



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Que tal uma quiche quentinha?


Desde que casei tentava encontrar uma boa receita de quiche. O Gui adora. Tentei várias coisas de internet, mas nenhuma deu muito certo. A receita mais gostosa ficava muito mole. Tinha que esperar esfriar bem para os queijos darem uma endurecidinha, porque quente, ficava toda desmantelada...
Até que um dia, minha mãe ia chegar de viagem e resolvi fazer algo para esperá-la. Comprei uma revistinha dessas nas bancas e a receita da capa era quiche de brócolis. Resolvi testar.
Estava de férias, toda animada em casa, preparando a receitinha. Feliz com a chegada da minha mãe e pensando: "dessa vez, agrado o Gui também com essa receita!" Na verdade, ele nunca reclamou da receita molenga, mas sei que ele comia mais para agradar. Aquilo era qualquer coisa, menos quiche!
Beleza. Ingredientes comprados, tudo preparado e, mãos à obra.
Quando o Gui chegou do trabalho, toda empolgada dei a notícia que estava fazendo uma nova receita de quiche. E ele, também todo empolgado pergunta: "hummmmm, de que?" Eu: "de brócolis!" Ele:  "com bacon???????" kkkkkkkkk não aguentei!!!! Estava tão feliz com a receita que nem pensei que brócolis não era exatamente a coisa mais atraente para colocar numa quiche.... hhehehe Mas já era tarde. Quiche montadinha, esperando só para ser assada!
Resultado: quiche super aprovada por maridão e mamãe! E o sabor brócolis, para nossa surpresa, ficou entre os preferidos do Gui...
 Pronto, finalmente achei a receita que tanto queria. Já tem uns 2 anos e, desde então, a receita já foi testada por várias pessoas... Sempre que vai alguém, faço quiche. Não sei se vocês já ouviram isso, mas alguns falam que quiche é empada metida à rica... hehehe pode ser. Mas que é bom, é!!!!
Ontem resolvi fazer para o lanche e decidi fotografar pra colocar aqui. A receita é fácil, as fotos são só metidez mesmo!!! hehehe Brincadeira. A ideia é ajudar a visualizar a consistência/aparência da massa e do recheio. Já a foto dela pronta é pra ver se aguça a vontade de vocês!!!! : )
Atendendo ao pedido da  Ana por uma receitinha no blog. Vamos lá, estréia do marcador "receitinhas para fuxicar"!!!


A receita é a seguinte:

Massa
150 gr de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
(a receita original inclui sal na massa. Não acho necessário. Sugiro usar aquela margarina em tablete para culinária. 1,5 tablete é perfeito. A massa fica no ponto exato)

Recheio
1 xícara de ricota esfarelada
1 xícara de muçarela ralada (difícil acostumar que escreve com ç... )
1 caixa de creme de leite
2 ovos
1 xícara de leite
sal a gosto
2 xícaras de recheio (se for recheio duplo, colocar 1 xícara de cada. Por exemplo: 1 xícara de peito de peru e 1 xícara de alho poró. Essa é a da receita! Uma das nossas preferidas!)
Sugestões de sabores já testados: brócolis (!), bacalhau, cebola com champignon, cebola com palmito, só palmito, camarão com chanpignon
Queijo ralado para polvilhar

A massa fica com uma consistência ótima, solta toda da mão e fica meio quebradiça. Enquanto preparo o recheio, deixo descansar a massa na geladeira e depois é só esticar numa forma de aro removível:

Massa prontinha

Massa por dentro


Massa esticada na forma


Para o recheio, é só misturar tudo. Não tem ordem. Depois, colocar sobre a massa. Eu coloco um pouco de queijo parmesão pra dar uma corzinha. Daqueles de saquinho mesmo.





Recheio
  


Quiche montada para ir ao forno
Demora em torno de 40 minutos para assar em forno médio:
 


Hum.... quentinha

Servidos???




Melhor hora! Vem Gui, vamos lanchar!!! hum...
Espero que tenham gostado! E que testem a receitinha! Depois mandem notícias e se quiserem compartilhar alguma, fiquem à vontade!!!

Ah, não esqueçam que as mensagens deixadas aqui no blog estão concorrendo à lembrancinha inha inha de Natal do Fuxico e tal, como prometido no post: http://www.fuxicoetal.blogspot.com.br/2012/11/esta-chegando-o-natal.html
Sorteio dia 12 de dezembro!

Beijocas